16 de jul de 2012

OS PARTICIPANTES DO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A PROFISSÃO SOLENE VISITAM O SANTUÁRIO DE LOURDES

San Millán de La Cogolla
La Rioja - Espanha





Entre os dias, 09 a 15 de julho, os 17 religiosos agostinianos recoletos de 7 países receberam formação sobre o carisma OAR e interioridade no Convento histórico de San Millán de la Cogolla, em preparação para sua profissão solene.


A formação esteve sobre o encargo de Frei Enrique Gómez. Lembramos o carisma na perspectiva de continuidade de Jesus Cristo em nossos dias. O segredo de nosso carisma é aprender a ser para poder AMAR e COMPARTIR.

Posteriormente, nos fundamentamos nos documentos do magistério da Igreja, sobretudo no “Compartir desde Cristo e Perfectae Caritatis”. Destacou-se também a fidelidade criativa (VC 36-37) enfatizando o carisma e a comunidade. Além de fazermos uso da Regra e das Constituições. O próprio do carisma agostiniano é amar, apoiado na vivência segundo os evangelhos. Para isso recordamos da experiência fundacional de Agostinho e da formulação de seu carisma. 


Os 17 religiosos que participam do curso de preparação para profissão solene visitaram o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes junto com os frades responsáveis do curso.

O grupo de Agostinianos Recoletos saíram no sábado dia 14 às 06h30 rumo a Lourdes na França a bordo de duas vans e um carro conduzido pelos mesmos religiosos. Depois de 4 horas de viagem, chegaram a Lourdes cheios de expectativas e com muita vontade de conhecer o santuário.

Na parte da manhã, os jovens visitaram a “Gruta da virgem”, de onde elevaram suas orações pessoais juntos com centenas de enfermos que visitam o milagroso lugar. Posteriormente, celebraram a Eucaristia na Capela Sant’ana no Santuário presidida por Pe. José Ramón Pérez (Vigário Geral). Às 17h00 participaram de uma emotiva adoração ao santíssimo. Os religiosos vestidos com seu hábito Recoleto formaram parte do cortejo precessional junto com os sacerdotes encarregados do santuário. A procissão realizou o tradicional recorrido, desde a parte superior do santuário até a capela subterrânea. Ali foi exposto o Santíssimo para ser adorado pela multidão de crentes que se havia congregado naquele lugar.

Pela tarde, recorremos alguns lugares significativos da cidade, aguardando o “Rosário das Tochas”, que se celebrou às 21h00. A Cerimônia esteve marcada fue marcada pela multidão de fiéis e centenas de enfermos, além de pessoas idosas e de diversas nacionalidades. A emoção brotava de nossos corações ao acompanhar as orações, os cantos que eram expressados em vários idiomas.

No domingo pela manhã retornaram ao monastério de San Millán de la Cogolla, assim reintegrando as suas atividades cotidianas, não sem antes visitar o monastério das Monas Agostinianas Recoletas de Orón em Castilla e León onde compartiram suas experiências com as religiosas além de um momento ágape.































Nenhum comentário:

Postar um comentário