24 de jul de 2014

23/07/2014: 3º DIA DO RETIRO ANUAL COM OS FRADES DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA.

Retiro Anual da Província
Mário Campos-MG


 
Frades muquienses da Província Santa Rita: Frei Rhuan, Frei Didier, Frei Pedro e Frei Enéas
       

        No amanhecer deste novo dia (23/07/2014), os frades da Província de Santa Rita de Cássia deram início ao seu terceiro dia de retiro na cidade mineira de Mário Campos com as orações matutinas da Liturgia das Horas (Ofício de Leituras e Laudes).
        O tema que regeu os trabalhos, orações e meditações de hoje foi: “A COMUNIDADE E A CARIDADE FRATERNA” (1Jo 4, 7-21), In.: AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. VOLUME I, p. 29-38.
        Frei Roan em seus apontamentos deixou bem claro que, os frades foram reunidos para viverem como irmãos, não simplesmente fazer (paróquias, missões, colégios, etc.), mas, viverem como irmãos. “TODOS NA COMUNIDADE SÃO IGUAIS, POIS O AMOR NOS FAZ IGUAIS”, e como nos ensina o Apóstolo São João: “DEUS CARITAS EST – Deus é amor”.
        Logo após a primeira explanação do dia, os frades passaram à capela, onde foi exposto o Santíssimo Sacramento por Frei Dito com o intuito dos religiosos orarem, meditarem e contemplarem o AMOR que é o próprio DEUS e este mesmo Deus, presente em cada irmão na vivência comunitária. “A TRINDADE DEVE SER PERCEBIDA NO ROSTO DE CADA IRMÃO NA VIVÊNCIA DA COMUNIDADE” (Papa São João Paulo II).
        Um pouco antes do meio dia, os frades reuniram-se novamente na capela para rezarem em comunidade a Hora Sexta e depois compartilharam um delicioso almoço.
        Ao entardecer, Frei Roan deu continuidade às reflexões acerca da “CARIDADE NA VIVÊNCIA COMUNITÁRIA”. Em seguida foi exposto novamente o Santíssimo Sacramento e os frades tiveram por mais uma vez a oportunidade de orarem, meditarem e comtemplarem as maravilhas do amor de Deus, tanto na capela diante de Jesus Sacramentado quanto na contemplação da natureza, criação de Deus, pelos jardins da casa.
        Como posto no cronograma, às 17h30min, os religiosos se reuniram na capela para a Lectio Divina segundo o texto de 1Jo 4, 7-21. Concluindo as atividades vespertinas com a Celebração Eucarística presidida por Frei Hélton e concelebrada pelos demais frades presentes.
        Depois do jantar e de um breve momento de convivência fraterna, os frades rezaram o Santo Terço e as Completas.
        “O AMOR É O MOTOR E A MOTIVAÇÃO DE NOSSA VIDA”. Peçamos: “Senhor, dai-nos a capacidade de armarmos mais e mais”!
Em Nosso Pai Santo Agostinho.
Frei Ricardo, OAR.

 

 Frei Geraldo, Frei Wesley e Frei Hélton antes da Celebração Eucarística
  
Mais fotos em:

 
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:
 

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário