24 de jul de 2014

24/07/2014: 4º DIA DO RETIRO ANUAL COM OS FRADES DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA.

Retiro Anual da Província
Mário Campos-MG

Da esquerda para Direita: Frei Clébson, Frei Magno, Frei André, Frei Roan, Frei Wesley, Frei Fernando e Frei Sérgio
 

        Chegado ao 4º dia de Retiro (24/07/2014), este mesmo dedicado à PENITÊNCIA – DIA PENITENCIAL. As atividades iniciaram na capela com o altar despido e veneração da Santa Cruz, juntamente com a oração do Ofício das Leituras e Laudes.

        O tema hoje refletido foi: “A COMUNIDADE E O PERDÃO”, In.: AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. VOLUME I, p. 39-50.

        Frei Roan expôs os textos e apontamentos de Nosso Pai Santo Agostinho que nos fala do PERDÃO. Citou o exemplo de Santa Mônica, pois ela tinha o dom da reconciliação, passando para os outros sempre o melhor. Ainda relatou que Santo Agostinho era um HOMEM DA UNIDADE, pois em sua diocese de Hipona, ele sempre buscava a UNIDADE, principalmente, entre os donatistas, pelagianos, etc., heresias em sua conjuntura eclesial.

        Depois, os frades passaram à reflexão, oração e meditação do tema na contemplação da Santa Cruz do Senhor exposta na capela da casa e, pelos claustros da residência. Já às 11h45min, reuniram-se novamente na capela para a oração da Hora Sexta e depois, almoçarem no refeitório.

        Nos trabalhos da tarde, Frei Roan falou sobre a “CORRREÇÃO FRATERNA DOS IRMÃOS”. É necessário buscar a “MUDANÇA REAL” que vem sempre do próprio Deus. Não esquecendo que, a primeira atitude, para a correção é a oração: “REZAI PELO IRMÃO BUSCANDO A MUDANÇA DE VIDA FUNDADA NA GRAÇA DE DEUS”. Após as exposições, os religiosos se dirigiram à capela para fazerem a CELEBRAÇÃO PENITENCIAL, com a presidência de Frei Roan e, momento propício para confissão auricular.

        Como de costume, às 17h30min, os religiosos se reuniram para a Lectio Divina, mas hoje de forma diferente, por comunidades. Concluindo as atividades vespertinas com a Celebração Eucarística presidida por Frei José Carlos e concelebrada pelos demais frades presentes.

        Depois do jantar e de um breve momento de convivência fraterna, os frades rezaram o Santo Terço e as Completas.

“QUE DIANTE DA CRUZ DO SENHOR POSSAMOS ESTAR RECONCILIADOS CONOSCO MESMOS, COM NOSSOS IRMÃOS (AS) E COM A IGREJA”!

Em Nosso Pai Santo Agostinho.

Frei Ricardo, OAR.
 
 
Frades comungando durante a missa de hoje

 
MAIS FOTOS EM:

 
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:  
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário