13 de out de 2014

AGOSTINIANOS RECOLETOS EM MUQUI-ES: OS QUATRO FRADES MUQUIENSES.

Paróquia São João Batista
Muqui-ES

Igreja Matriz de Muqui-ES

        No dia 24 de agosto de 1931, chega à cidade o Pe. Frei João Coelho para substituir o Pe. Olivério. O Pe. Frei João Coelho esteve à frente da Paróquia até 1935. No dia 05 de dezembro do mesmo ano, chega a Muqui o Revmo Pe. Pedro Domingos que, no dia 08 toma posse como Pároco da Paróquia, assim permanecendo durante 57 anos, até o dia de sua morte em 12 de junho de 1992. Seus restos mortais se encontram depositados na Igreja Matriz.
        Desde então, muitos padres agostinianos estiveram conosco, servindo e formando o Reino de Deus entre nós. Destacam-se de maneira especial o Frei Laurentino Alvarez da Imaculada, que esteve uns dez anos aqui junto com Pe. Pedro; Frei José Paulo Viçosi, que atendendo às determinações do Concílio Vaticano II, deu grande impulso às CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base) e às Pastorais; Frei Raimundo Nonato de Oliveira, o padre amigo das crianças, que grandes inovações fez em nossa Paróquia; Frei Silvestre Brunóro; Frei Joaquim Canzian, o amigo de todos. Hoje contamos com a presença incansável de Frei Gracione Augusto Alves, Pároco; Frei Pedro Olavo e Frei Wesley Silva Rosa. Temos também a alegria de ter três filhos de Muqui como Padres Agostinianos: Frei Enéas Berilli; Frei Pedro Olavo Macedo; Frei Didier Esperidião Neto e ainda o professo de votos simples Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida, que inicia neste ano o curso de Teologia em São Paulo.
        No dia 08 de agosto de 1961, houve o descerramento de uma placa comemorativa em mármore e bronze, na porta principal da Igreja Matriz, como homenagem de gratidão do Povo de Muqui aos Padres Agostinianos que somavam 30 anos em Muqui.

Por Therezinha Furtado de Araújo
Edição para o Blog: Frei Ricardo, OAR

Eis os quatro frades muquienses:
Da esquerda para direita: Frei Rhuam, Frei Didier, Frei Pedro Olavo e Frei Enéas  Berilli.


Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário