10 de out de 2014

SANTORAL AGOSTINIANO: 10 DE OUTUBRO - SANTO TOMÁS DE VILANOVA, BISPO - PADROEIRO DOS ESTUDOS NA NOSSA ORDEM AGOSTINIANA.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil


        Tomás (Fuenllana, Ciudad Real, Espanha, 1486 – Valência, 8 de setembro de 1555) emitiu sua profissão na Ordem aos 25 de novembro de 1517. Exerceu por duas vezes o encargo de Prior provincial. Aos 10 de outubro de 1544, foi eleito Arcebispo de Valência, cidade onde viria a falecer no dia 8 de setembro de 1555. Suas relíquias expõem-se à veneração dos fiéis na igreja catedral de Valência.
        A personalidade forte de Santo Tomás e sua diligente atividade pastoral podem assim resumir-se: foi ele um dos maiores exemplos de promoção da reforma da Igreja na Espanha durante o período pré-tridentino e distinguiu-se de tal maneira por sua ardente caridade em relação aos pobres e às classes sociais menos favorecidas, que foi chamado “esmoler de Deus”. Impulsionou sobremaneira os estudos, principalmente na Ordem, a ponto de ser considerado o padroeiro dos estudos que nela se realizam. Sustentou igualmente a atividade missionária da Ordem na evangelização do continente americano, enviando os primeiros frades para o Novo Mundo. Foi canonizado pelo Papa Alexandre VII, no dia de Todos os Santos, 1º de novembro de 1658, quando a Congregação de Agostinianos Recoletos já lhe dedicava uma de suas províncias. 
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário