1 de dez de 2014

CELEBRAÇÃO EM FAMÍLIA - A COROA DO ADVENTO: OS SÍMBOLOS QUE NOS AJUDAM A CELEBRAR MELHOR.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil



O Advento e o Natal celebramo-los a partir de orações, cantos e, sobretudo leituras bíblicas que nos introduzem no seu mistério. Mas também nos pode ajudar, tanto na Igreja com no ambiente familiar ou escolar, um símbolo tão simples como o da Coroa de Advento ou, como lhe chama o Ritual das Bênçãos, a coroa das luzes de Advento.
Trata-se de um suporte, normalmente redondo, com um aro de arame ou madeira, revestido de ramos vegetais ou de musgo: ou seja, uma coroa entrançada como verde que se conserva, como os fetos. Sem flores. Sobre ela colocam-se quatro velas novas, de cor uniforme ou variada, como se prefira. A coroa coloca-se sobre uma mesa, ou sobre um tronco de árvore.

Rito para a celebração em família
A Coroa pode ser colocada na sala de visitas ou na sala de jantar. Antes do almoço ou jantar do domingo, a família reúne-se me torno dela.

Primeiro Domingo
O pai: Pai santo, hoje começa o tempo de preparação para a festa do nascimento do Vosso Filho. Suplicamo-vos que abençoeis esta Coroa e concedais graças abundantes a todos nós que, com alegria e esperança, vigiamos nos preparando para o Santo Natal. Que este ano seja para nós uma nova oportunidade para buscar a coroa que nos aguarda no céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém
O pai de família acende a primeira vela.
A Mãe: Senhor, despertai em nós o desejo de nos preparar para a vinda do Cristo através da prática das boas obras, para que, colocados um dia à sua direita, mereçamos possuir o Reino dos Céus. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Os filhos: Senhor Pai Santo, com a luz do vosso Filho que veio em nossa carne mortal, abençoai a nossa família, dai-nos todo bem e toda graça e conservai-nos sempre na vossa paz, para que nosso lar seja sinal e fermento do Reino dos Céus. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Colaboração: Santuário do Senhor Bom Jesus – Divinópolis-MG.
Edição para o Blog: Frei Ricardo, OAR

Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:





Nenhum comentário:

Postar um comentário