20 de jun de 2015

BISPO AGOSTINIANO RECOLETO, DOM FREI AZCONA, OAR: SAIR À RUA PARA EFETIVAR OS PRINCÍPIOS DA ENCÍCLICA SOBRE A ECOLOGIA DO PAPA FRANCISCO.

Prelazia de Marajó
Marajó-PA
Dom Frei José Luiz Azcona, OAR.

Cidade do Vaticano (RV) – “Conversão ecológica” e “mudança de rota” são algumas das expressões utilizadas por Francisco em sua Encíclica sobre a ecologia - expressões que se tornam exigências para cuidar da nossa casa comum.

Para o Papa, o compromisso que todo o ser humano deve ser assumir para “mudar de rota” insere-se numa ecologia mais ampla, uma ecologia que ele define “integral”, isto é, que inclua também a luta pelo desarraigamento da miséria, a atenção para com os mais indigentes e o acesso équo, para todos, aos recursos do planeta.

Estes são desafios que a Prelazia do Marajó, no extremo norte do Estado do Pará, assumiu através de seu Bispo, Dom Frei José Luiz Azcona, OAR.

“Uma contribuição direta, porque a problemática ecológica envolve tudo o que é Amazônia. Portanto, o homem e a mulher da Amazônia, as relações sociais, a cultura amazônica, a cultura da natureza e o sentido da criação. Eu creio que para realizar as propostas, efetivar os princípios teológicos, filosóficos, sociológicos, estatísticos que o Papa colocará, é necessário o Espírito Santo. Porque, do contrário, nos acomodamos e ficaremos de braços cruzados. Concretamente, creio que animará nós bispos e sacerdotes a sair à rua, porque não tem outra maneira senão expressar publicamente aquilo que é princípio fundamental do Cristianismo: valores humanos, vida humana, dignidade humana – tudo relacionado com as temáticas ecológicas”.

O texto da Encíclica foi enviado aos bispos de todo o mundo com uma pequena nota escrita à mão pelo Papa Francisco:

“Querido irmão, no vínculo da unidade, da caridade e da paz (LG 22) em que vivemos como bispos, lhe envio a minha ‘Laudato si’’ sobre o cuidado da nossa casa comum, acompanhada pela minha bênção. Unidos no Senhor e, por favor, não esqueça de rezar por mim.”

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Papa Francisco

Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:



Nenhum comentário:

Postar um comentário