17 de jul de 2015

QUINTO E ÚLTIMO DIA (17/07/2015) DO CURSO SOBRE “AS CONSTITUIÇÕES DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS” COM FREI ENRIQUE GÓMEZ, OAR NO SEMINÁRIO TEOLÓGICO SANTA MÔNICA EM SÃO PAULO-SP.

Seminário Teológico Santa Mônica
São Paulo-SP


Sentados da direita para a esquerda: Frei Pedro dos Santos, Frei Clébson de Souza Rodrigues, postulante Luiz Alberto Cruz da Silva e Frei Antônio Benedito Stéfani.
Primeira fila, em pé da direita para a esquerda: Frei Rodolfo Werneck Pereira, Frei Marcus Vinícius Dorrigo Leite, Frei Ademir Garcia, Frei Nicolás Pérez Aradros-Rúbio e Frei Rhuam Rodrigues de Almeida.
Segunda fila, em pé, da direita para a esquerda: Frei Ricardo Alberto Dias, Frei Sidney Pereira, Frei Fernando Mazer da Silva e Frei Enrique Gómez.

Pela manhã do dia 17 de julho de 2015 na capela interna do SEMINÁRIO TEOLÓGICO SANTA MÔNICA na cidade de São Paulo, demos início com a oração do “Ofício das Leituras, Laudes e Meditação” ao quinto e último dia de curso sobre “AS CONSTITUIÇÕES DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS” por FREI ENRIQUE GÓMEZ, OAR.

Alguns pontos das exposições de Frei Enrique hoje, sobre as Constituições OAR foram:

·       Art.1: A Comunidade orante: A contemplação faz a união (64; 14b). O sujeito é sempre a comunidade (comunidade orante). A oração é um dom (65). A oração nos aproxima de Deus e dos homens.
·       Oração litúrgica (66): A liturgia expressa e se robustece a caridade fraterna. Ela requer uma formação exegética e litúrgica.
·               A comunidade faz a Eucaristia e a Eucaristia faz a comunidade – “Dimensão comunitária da Eucaristia” (67).
·               A Liturgia das Horas é uma oração comunitária, pois rezamos com toda Igreja. E a Oração Mental (76) também é de suma importância para os religiosos agostinianos recoletos (Lectio Divina).
·               A Devoção Mariana (78) é feita na Ordem dos Agostinianos Recoletos através do Culto Mariano e a Piedade Mariana (Angelus, Rosário, Salve e Ioseph) e os títulos marianos tradicionais da Ordem. Devoção a outros santos “São José e Santo Agostinho” (80, 81). Os Exercícios Espirituais devem ser feitos em comunidade (82).
·       Art. 2: Comunidade Penitente: A motivação está no número 84, possibilitando uma entrega diária através da Cruz de Cristo (89). As penitências são: da vida cotidiana (85) e penitências extraordinárias (89).

Com o almoço findamos a formação e, os demais religiosos partiram para suas comunidades. Frei Enrique viajou com Frei Nicolás para o interior paulista, a fim de conhecer nossas comunidades religiosas naquela região (Franca, Ribeirão Preto e Igarapava).

“Que Deus lhes conceda observar tudo isso movidos pela caridade, como apaixonados da beleza espiritual, e exalando em seu trato bom odor de Cristo; não como servos sob a lei, mas como pessoas livres sob a graça”. (Regra de Santo Agostinho, n.48).

Por Frei Ricardo Alberto Dias, OAR
Fotos: Frei Ricardo Aberto Dias, OAR


Veja algumas fotos deste quinto e último dia:







Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário