27 de jun de 2016

DOM SANTIAGO É EMPOSSADO SOLENEMENTE COMO BISPO DA PRELAZIA DE LÁBREA.


Prelazia de Lábrea

    Lábrea-AM

IMG_3264

No domingo (19), às 18h30min o bispo emérito de Lábrea (AM) Dom Jesus Moraza, empossou solenemente como bispo da Prelazia de Lábrea o agostiniano Dom Santiago Sánchez na quadra esportiva da Escola Santa Rita em Lábrea. Dom Santiago é o quarto bispo a ser empossado na missão de pastor desta Igreja Particular.

Aconteceu na quadra da Escola Santa Rita a solenidade de posse canônica de Dom Santiago Sánchez Sebastian como quarto bispo da Prelazia de Lábrea. Com o coração em festa e transbordando de alegria, o povo de Pauini, Lábrea, Canutama e Tapauá lotaram o local da celebração para manifestar o carinho com que acolhe o seu novo pastor.

IMG_2657

Dom Santiago chegou à Lábrea na última segunda-feira (13) em que pôde sentir o carinho do povo labrense que o acolheu com entusiasmo e alegria no aeroporto municipal e desde então tem buscado inserir-se na realidade do seu pastoreio e de seu povo conversando com algumas pessoas das comunidades e visitando alguns projetos e trabalhos da prelazia.


Tríduo de oração em preparação à posse

A celebração de posse foi preparada espiritualmente por um tríduo de oração que aconteceu na Catedral Nossa Senhora de Nazaré e contou com participação da comunidade e clero local; dos bispos Dom Jesus Moraza e Dom Bruno Pedron bispo da Diocese de Ji-Paraná (RO) e presidente do Regional Noroeste da CNBB, assim como dos padres das diversas dioceses que vieram prestigiar este momento celebrativo no qual rezamos pela vida e missão de nosso pastor.


Reunião do Conselho Pastoral da Prelazia

Em meio a este clima de festa e novidades Dom Santiago esteve reunido pela primeira vez com o Conselho Pastoral da Prelazia o qual ele presidirá, que contou ainda com a participação dos presbíteros administradores de cada paróquia no qual pôde conhecer, ouvir e ter um primeiro contato com os membros ativos do mesmo.

20160619_112900

O coordenador de pastoral Orly Coco presidiu esta primeira reunião que tinha o objetivo de estreitar os laços entre os membros e o novo pastor apresentando a organização pastoral da Prelazia por comissões, sendo: Comissão para a Ação Missionária; Comissão para a Animação Bíblico Catequética; Comissão para a Liturgia; Comissão para a Caridade, Justiça e Paz e Cuidado com a Criação; Comissão para a Vida e Família; comissão para a Juventude e Serviço de Animação Vocacional, Comissão para a Comunicação e Comissão para o Laicato. Durante a reunião também foi apresentado o Plano Pastoral da Prelazia com suas prioridades.


Solenidade de Posse

A comunidade paroquial de Lábrea preparou com dedicação e esmero a cerimônia e às 18h a quadra da Escola Santa Rita já estava lotada de fiéis preparando-se com cantos de animação e acolhida para receber o novo bispo. Pauini, Canutama, Tapauá e Lábrea trouxeram faixas de boas-vindas e agradecimentos.

IMG_2824

A grandiosa celebração contou com a presença do bispo emérito de Lábrea Dom Jesus Moraza; do bispo de Ji-Paraná (RO) Dom Bruno Pedron; dos padres da prelazia: Fr. José Garcia, Fr. Jesus Cortés, Fr. Joseph Shonibare, Fr. Artenildo Alves, Fr. Antônio Aguado, Fr. Edgar Omar, Fr. Efrain Cervantes, Pe. Antônio Batista, Pe. José Lauro Gonçalves, Pe. Henrique Giera e o diácono Fr. Geraldo Inácio; os freis Manoel Silva e Rener González vindo de Manaus da Paróquia Santa Rita de Cássia; do Pe. Ivo Ferreira representando o bispo de Vitória (ES) Dom Luíz Vilela; do Pe. Antônio Fontinele representando o bispo de Porto Velho (RO) Dom Roque Paloschi; do Pe. José Nilson representando o bispo de Ponta Grossa (PR) Dom Sérgio Arthur; do Pe. Vanildo Pereira assessor jurídico do CIMI no Regional Norte 1; e Pe. Vanderlan Gomes natural de Lábrea, vindo de Brasília da Diocese de Luziânia.

IMG_2758

Às 18h15min Dom Santiago deixou a residência episcopal rumo à Catedral Nossa Senhora de Nazaré acompanhado da comitiva composta por Dom Jesus Moraza, Dom Bruno Pedron, padres e diácono aonde foi acolhido pelo vigário geral, Frei José Garcia Corcuera que entregou ao bispo eleito a cruz, símbolo que encerra toda a realidade de nossa salvação. Dom Santiago beijou a cruz expressando com este gesto que seu pastoreio terá sempre como referência a Cruz de Cristo. Em seguida foi lhe entregue a água, que nos torna presente o compromisso do batismo e da vida nova em Cristo, o qual aspergiu sobre e si e os demais presentes.

IMG_2666

O bispo foi convidado a dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento para a adoração, contemplação e oração pessoal diante da presença real do Senhor Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar. Logo após saiu em procissão junto aos demais bispos, padres e diácono, ministros extraordinários da eucaristia, coroinhas e leitores rumo à quadra Santa Rita onde a assembleia acolheu com uma calorosa salva de palmas.

IMG_2674
IMG_2686

A celebração teve início com a presidência do bispo emérito Dom Jesus Moraza, o qual acolheu a Dom Santiago com muito carinho e também acolheu e apresentou todos os presbíteros presentes, as comunidades religiosas de vida consagrada atuantes na prelazia, sendo: Irmãs Agostinianas Recoletas, Irmãs Oblatas da Assunção, Irmãs Josefinas e Irmãos Maristas; assim como as Leigas Consagradas da Comunidade Católica Missão Resgate. Enfatizou ainda a presença de Rosângela da Comunidade Católica Epifania da Igreja Irmã de Vitória e trouxe presente a pessoa do Pe. Eder Assunção missionário da Prelazia servindo na Somália, no continente Africano.

IMG_3180

Seguiu-se o rito de posse com a leitura, por Frei José Garcia do Decreto de Sua Santidade o Papa Francisco, pelo qual nomeou Dom Santiago Sánchez bispo da Prelazia de Lábrea. Logo após Dom Jesus entregou o Báculo ao novo bispo, sinal de Cristo Bom Pastor que simboliza a missão de conduzir o rebanho a ele confiado, e o conduziu à Cátedra, a cadeira principal do Bispo lugar de onde exerce seu ministério, de modo especial o múnus do ensino, exorta e admoesta os fiéis a viver a verdade e o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

IMG_3204

Empossado e sentado em sua Cátedra, Dom Santiago ouviu às saudações proferidas por Dom Bruno e por padre Antônio Batista, coordenador paroquial de São João Batista de Canutama, representante do clero da Prelazia. Após recebeu os cumprimentos e saudações de Dom Jesus e de todos os sacerdotes, religiosos/as e Leigas Consagradas presentes, do coordenador de pastoral, de autoridades civis de Lábrea e representantes dos leigos de cada paróquia da Prelazia, dos povos indígenas e das comunidades ribeirinhas.

IMG_2804
IMG_2810
IMG_2836

Em sua homilia Dom Santiago falou de missão, do seu chamado e desafios da missão e finalizou desejando atender as expectativas de seu povo. Chamou atenção sua simpatia, simplicidade e humildade que sem dúvida já cativou esta Igreja Particular.

IMG_2918
IMG_2947

Ao término da celebração o Padre José Lauro Gonçalves fez a leitura da ata de posse do quarto bispo da Prelazia de Lábrea, bem como do seu primeiro decreto. Em seguida representantes das Paróquias e das comunidades ribeirinhas, juntamente com o Conselho Indigenista Missionário e o comandante da Polícia Militar entregaram presentes a Dom Santiago como gesto de acolhida, e o indígena Marcílio proferiu mensagem acolhedora em nome dos povos indígenas.

IMG_3123
IMG_3141
IMG_3171

Dom Jesus também foi homenageado por seus 22 anos de pastoreio e recebeu presentes das paróquias e os agradecimentos de Fr. Antônio Aguado coordenador paroquial de Santa Rita de Cássia, de Tapauá em nome de todo o povo da Prelazia.

IMG_3174
IMG_3186
IMG_3202
IMG_3215

O bispo emérito ofereceu ainda ao novo bispo um bolo comemorativo por sua posse e após a bênção final todos puderam se confraternizar com um lanche delicioso que foi servido para todos.

Texto: Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA
Fotos: José Rodrigues
Fonte:http://prelaziadelabrea.org.br
Edição para o Blog da Província St. Rita: Frei Ricardo Alberto Dias, OAR


Saiba mais acessando a nossa WEB

 OFICIAL:




Nenhum comentário:

Postar um comentário