10 de jun de 2016

FRADE FRANCISCANO SUBSTITUIRÁ DOM FREI JOSÉ LUÍS AZCONA, OAR NA PRELAZIA DO MARAJÓ (PA).

Nomeação Episcopal
Cidade do Vaticano (RV)




        O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom José Luiz Azcona Hermoso, OAR como Bispo Prelado do Marajó (PA).

        Dom Azcona é frade agostiniano recoleto. Nascido na Espanha há 76 anos, chegou ao Brasil em 1985 como missionário à Ilha de Marajó, onde dois anos depois foi nomeado Bispo da Prelazia. Por seu empenho e denúncias contra o tráfico de seres humanos na região, Dom Azcona é jurado de morte.

        Um frade franciscano catarinense foi nomeado pelo Pontífice como novo Bispo da Prelazia de Marajó: trata-se do Fr. Evaristo Pascoal Spengler, OFM, de 57 anos, nascido em Gaspar, na diocese de Blumenau.

        Dom Evaristo Spengler foi ordenado sacerdote na Ordem dos Frades Menores em maio de 1984. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis-RJ. Frequentou cursos na área bíblica no Brasil, no Chile e obteve a Licenciatura em Exegese Bíblica em Jerusalém (1996-1998).

        No decorrer do seu ministério, desempenhou os seguintes cargos: Vigário-paroquial e membro da equipe bíblica urbana em Duque de Caxias-RJ e em Nilópolis-RJ; Vice-Mestre dos frades estudantes em Duque de Caxias-RJ;  Assistente Conventual no Convento “Santo Antônio” do Rio de Janeiro; Missionário e Vigário-Paroquial por 11 anos em Malanje (Angola); Definidor Provincial. Desde janeiro de 2016 é Vice-Ministro da Província Franciscana Imaculada Conceição do Brasil, com sede a São Paulo.

        A Prelazia do Marajó pertence à Arquidiocese de Belém do Pará. Compreende a Ilha do Marajó, com uma extensão de 181.978 Km2 e uma população de 260 mil habitantes (239.000 católicos). O território está dividido em nove paróquias.

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário