8 de mai de 2017

SANTORAL AGOSTINIANO: 08 DE MAIO – NOSSA SENHORA DA GRAÇA.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil


        
A Ordem dos Agostinianos, desde as suas origens, devota um amor filial à Mãe de Deus.

        Uma das devoções muito apreciada pelos frades Agostinianos Recoletos é a de Nossa Senhora da Graça.

        O título Mãe (Nossa Senhora) da Graça encontra seu fundamento no fato de Maria ser Mãe do verdadeiro Mediador, Jesus Cristo. Ela é a Mãe da fonte de toda a graça, o próprio Filho de Deus.

        O título de Nossa Senhora da Graça é o mais antigo sob o qual Maria é venerada na Ordem Agostiniana, datando suas raízes no Capítulo Geral de 1284.

        Já em 1410 havia confrarias sob esta devoção, tanto na Espanha quanto em Portugal. Os Agostinianos ajudaram muito a expandir esta devoção mariana e ela foi muito difundida especialmente no século XVI.

        O século XVI foi uma época de expansão e crescimento da Ordem. Muitos conventos foram dedicados à Nossa Senhora Mãe da Graça.

        A partir do século XVII a devoção passa a ser considerada como própria da Ordem de Santo Agostinho e os agostinianos chegaram até a ser chamados de "gracianos" por causa da relação filial com a Virgem da Graça.

        A celebração litúrgica com Missa e Ofício próprios foi concedida no dia 2 de setembro de 1806 pelo Papa Pio VII a pedido do venerável José Bartolomé Menoquio, sacristão do Papa e Vigário Geral da Ordem.

        No continente americano - a exemplo do resto do mundo onde os Agostinianos se faziam presentes - várias escolas, Igrejas e comunidades foram erigidas e colocadas sob a sua proteção.

        A festa de Nossa Senhora da Graça tem sido celebrada em diversas datas segundo a interpretação dos liturgistas eclesiásticos de diversos tempos.

        Atualmente a festa é celebrada no dia 8 de maio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário